Glossário arquivístico

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Tome nota aqui de alguns termos técnicos arquivísticos, utilizados por nós neste blog, e seus respectivos significados - e alguns exemplos*. De acordo com os Dicionário de Terminologia Arquivística¹ e Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística².





ACERVO: totalidade dos documentos conservados num arquivo.

ARQUIVO (1): conjunto de documentos que, independentemente da natureza ou do suporto, são reunidos por acumulação ao longo das atividades de pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas.

ARQUIVO (2): entidade administrativa responsável pela custódia, pelo tratamento documental e pela utilização dos arquivos sob sua jurisdição; edifício em que são guardados os arquivos.

ARQUIVO PERMANENTE: conjunto de documentos custodiados em caráter definitivo, em função de seu valor.

ARQUIVOLOGIA: Disciplina que tem por objetivo o conhecimento da natureza dos arquivos e das teorias, métodos e técnicas a serem observados na sua construção, organização, desenvolvimento e utilização. Chamada também de
ARQUIVÍSTICA.

DIPLOMÁTICA: Disciplina que tem por objetivo a estrutura formal e a autenticidade dos documentos.

DOCUMENTO: unidade constituida pela informação e seu suporte.

DOCUMENTO DE ARQUIVO: documento (informação + suporte) produzido e/ou acumulado ao longo das funções/atividades de pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, e preservado como testemunho de tais funções/atividades.

ESPÉCIE: configuração que assume o documento de acordo com a disposição e natureza das informações nele contidas (ex.: ofício, formulário, recibo, relatório, etc.).

FORMA: estágio de preparação e de transmissão de documentos (ex.: cópia, minuta, original, rascunho, etc.).

FORMATO: configuração física de um suporte, de acordo com a natureza e o modo como foi confeccionado (ex.: caderno, cartaz, ficha, folha, livro, mapa, etc.).

FUNDO: unidade constituída pelo conjunto de documentos acumulados por uma entidade que, no arquivo permanente, passa a conviver com arquivo de outras.

GÊNERO: configuração que assume o documento de acordo com o sistema de signos utilizado na comunicação de seu conteúdo (ex.: textual, audiovisual, iconográfico, etc.).

ORGANICIDADE: qualidade segundo a qual os arquivos refletem a estrutura, funções e atividades da entidade acumuladora em suas relações internas e externas.

(PRINCÍPIO DA) PROVENIÊNCIA: princípio segundo o qual, em hipótese nenhuma, misturam-se documentos de diferentes proveniências. Conhecido também como
PRINCÍPIO DE RESPEITO AOS FUNDOS.

SUPORTE: material sobre o qual as informações estão registradas (ex.: fita magnética, papel, dico óptico, etc.).

TIPO/TIPOLOGIA: configuração que assume uma espécie documental, de acordo com a atividade que a gerou (ex.: ofício de convocação, formulário de inscrição, etc.).



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* novos termos serão inseridos aqui periodicamente, conforme atualização do blog. Remeteremos os termos utilizados ao seu respectivo significado neste post.

¹ Dicionário de Terminologia Arquivística. São Paulo: AAB-SP, Secretaria de Estado de Cultura, 1996.

² Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.

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