Homofobia?

Category:

Homofobia! Esta expressão tem sido bastante utilizada e difundida, especialmente pelos mais diversos veículos de comunicação, quando a temática são os direitos LGBT.

A homofobia tem sido alvo de recentes importantes discussões no Brasil, que desencadearam ou foram desencadeadas por uma importante questão: o Projeto de Lei PLC 122/2006, que propõe a criminalização da homofobia no Brasi.

Mas afinal, o que é homofobia? E por quê criminalizá-la?




A homofobia caracteriza o medo e o resultante desprezo pelos homossexuais que alguns indivíduos sentem. Para muitas pessoas é fruto do medo de elas próprias serrem homossexuais ou de que os outros pensem que o são. O termo é usado para descrever a repulsa face às relações afetivas e sexuais entre pessoas do mesmo sexo, um ódio generalizado aos homossexuais e todos os aspectos de preconceito heterossexista¹ e da discriminação anti-homossexual.

Diversos estudos e pesquisas constatam as manifestações da homofobia nas relações entre as pessoas, bem como os prejuízos causados por ela - desde a autorepressão e boicote, por causa da não aceitação da própria sexualidade, até a opressão e não aceitação desta condição pela pessoas com quem se convive e, em geral, pelo meio em que se vive - identificando as razões e as formas de combatê-la, como se tem tentado fazer no Brasil com o PLC 122/2006.

Este texto de Val Lunn nos dá uma visão suscinta e interessante sobre o assunto: Como combater a homofobia.

Sobre o PLC, leia mais em
NãoHomofobia.

Aproveite para participar da enquete ao lado: Homofobia: criminalizar ou não criminalizar?


Fonte: http://homofobia.com.sapo.pt
______________________________________________________________________________________

¹ Vide Glossário queer

Comments (2)

teste comentários

Tem um "r" serrem a mais na definição!!

Postar um comentário