"Como a diplomática pode ajudar?"

Category:

A natureza diplomática de um documento, expressa em suas características externas e internas, possibilitam, além da identificação deste documento e conhecimento de sua função, a comprovação, ou não, de sua autenticidade por meio de análises como a que desenvolvemos em atividade publicada nesse post.

Em outras outra atividade proposta em
Diplomática e Tipologia Documental - UnB, Como a diplomática pode ajudar, é possível verificar, de maneira bem lúdica, a significação e importância das análises diplomáticas e tipológicas aplicadas ao cotidiano - em esfera pessoal ou institucional, como tentaremos mostrar a seguir.



H1N1 - Como a diplomática pode ajudar

Existem pelo menos três materiais de relevante consideração sendo divulgados sobre a polêmica e amedrontadora gripe suína, gripe A, vírus H1N1 e sua vacina: um e-mail que está circulando por milhares de caixas postais na internet; uma notícia publicada no site do Ministério da Saúde; e uma nota de esclarecimento à sociedade, também do Ministério da Saúde, acerca da vacina.

Em alguns pontos discordantes entre si, estes documentos geram dúvidas acerca de sua autenticidade. Afinal, em qual documento se deve acreditar? Uma análise diplomática pode nos ajudar a responder esta questão!


O e-mail:

Uma breve e superficial análise do conteúdo e da forma deste texto já é suficiente para concluirmos seu caráter de documento não-diplomático, já que não possui espécie documental bem definida nem proveniência ou organicidade reconhecidas. O que impossibilita, por completo, uma análise tipológica. Desenhamos um esboço de análise diplomática para ajudar a reforçar este diagnóstico.

Autor: desconhecido
Ação: notificar
Suporte: magnético
Formato: disco rígido
Forma: minuta/rascunho
Gênero: textual
Espécie: comunicação (pelo conteúdo do texto)
Tipo: comunicação extra-oficial (pela ausência de características que "oficializem" o texto)
Datação: inexistente (mais um quesito que impossibilita as análises)
Forma mecânica (da estrutura textual): parágrafos

NÃO É AUTÊNTICO!


A notícia do MS

Autor: Departamento de Vigilância Epistemológica
Ação: informar
Suporte: magnético
Formato: disco rígido
Forma: original
Gênero: textual
Espécie: nota
Tipo: nota oficial
Datação: existente
Forma mecânica (da estrutura textual): tópicos

Todos os componentes requeridos para o reconhecimento de um documento como diplomático e para sua análise tipológica são apresentados. Sua proveniência e função são conhecidas e possivelmente identificáveis.

AUTÊNTICO!


A nota

Esta, apesar de conter elementos como o brasão da República do Brasil e o nome do Ministério da Saúde para fins de identificação, e de ter sua forma, formato, gênero e espécie passíveis de conhecimento, não apresenta elementos suficientes para o reconhecimento de sua autenticidade, tais como datação, tópica ou cronológica, e assinatura. O que, apesar de não impossibilitar a finalidade a que se propõe o documento – notificar e esclarecer questões sobre a vacina contra H1N1 – impede sua natureza diplomática.

NÃO É AUTÊNTICO!

Comments (4)

Posts mais curtos dão menos preguiça de ler.
Melhor compreender 100% de 10 linhas que 2% de 59. FiKdiK.

Concordo plenamente, mas não é tão simples assim. Alguns temas são complicados de se resumir, tem de haver uma contextualização. A coisa mesmo é editar, editar, editar. Afinal, escrever é reescrever.

Outro problema é que algumas pessoas são verborrágicas, outras são inseguras e tem a necessidade de se explicar demais, outras são confusas, outras acham que todo mundo é idiota e explicam tudo desde o zero (mesmo a gente tendo entendido da primeira vez), outras simplesmente não possuem nada a dizer, mas divagam por horas mesmo assim.

Mas, sua sugestão foi acatada.

OLÁ, GALERA!!!!
SOMOS DO GRUPO PODE BEIJAR A NOIVA, E VIEMOS AVISAR QUE O NOSSO ENDEREÇO MUDOU!!!

www.podebeijaranoivaa.blogspot.com

até mais

Gostei da análise realizado pelo grupo! Muito bem feita, didática e esclarecedora! Parabéns!

Postar um comentário