Glossário queer

Category:

Tome nota aqui de alguns termos do universo queer e LGBT, utilizados por nós neste blog, e seus respectivos significados - e alguns exemplos*. De acordo com os dicionários Aurélio CD-ROM e Michaelis CD-ROM, e diversas fontes sobre o assunto.


BISSEXUAL: [De bis- + -sex(o)- + -ual.] Adjetivo de dois gêneros. 2 relativo ao comportamento sexual que se caracteriza pela atração por indivíduos de ambos os sexos. 3 que tem esse comportamento.
Substantivo de dois gêneros. 5 Indivíduo bissexual.

BISSEXUALIDADE: [De bissexual + -(i)dade.] Substantivo feminino. 1 caráter ou qualidade de bissexual; bissexualismo.

BISSEXUALISMO: [De bissexual + -ismo.] Substantivo masculino. 1 prática do comportamento bissexual. 2 bissexualidade.

DIVERSIDADE:
[Do lat. diversitate.] Substantivo feminino. 1 diferença, dessemelhança, dissimilitude. 2 divergência, contradição; oposição. 3 Filos. caráter do que, por determinado aspecto, não se identifica com algum outro. 4 Filos. multiplicidade de coisas diversas.

GÊNERO: [Do lat. genus, eris, ‘classe’, ‘espécie’, poss. pelo pl. lat. genera, ou pelo lat. *generum, com mud. de declinação.] Substantivo masculino. 7 Antrop. A forma culturalmente elaborada que a diferença sexual toma em cada sociedade, e que se manifesta nos papéis e status atribuídos a cada sexo e constitutivos da identidade sexual dos indivíduos.

HETEROSSEXISMO: O termo heterossexismo não é familiar para muitos porque é relativamente recente. Só há relativamente pouco tempo é que tem sido utilizado, juntamente com sexismo e racismo, para nomear opressão paralela, que suprime os direitos das lésbicas, gays e bissexuais.

HETEROSSEXUAL: [De heter(o)- + sexual.] Adjetivo de dois gêneros. 1 relativo à afinidade, atração e/ou comportamento sexuais entre indivíduos de sexo diferente. 2 que tem essa afinidade e/ou comportamento.
Substantivo de dois gêneros. 3 Indivíduo heterossexual (2). [Antôn.: homossexual.]

HETEROSSEXUALIDADE: [De heterossexual + -(i)dade.] Substantivo feminino. 1 q
ualidade de heterossexual. [Antôn.: homossexualidade.]

HOMOFOBIA:

HOMOSSEXUAL: [De hom(o)- + sexual.] Adjetivo de dois gêneros. 1 Relativo à afinidade, atração e/ou comportamento sexuais entre indivíduos do mesmo sexo. 2 Que tem essa afinidade e esse comportamento. Substantivo de dois gêneros. 3 Pessoa homossexual (2). [Antôn.: heterossexual.]

HOMOSSEXUALIDADE: [De homossexual + -(i)dade.] Substantivo feminino. 1 Caráter de homossexual; homossexualismo, inversão. [Antôn.: heterossexualidade.]

LGBT: sigla oficialmente convencionada para lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, travestis e transsexuais.

QUEER: adj 1 esquisito, ridículo, fantástico, estranho. 2 adoentado. 3 Gír. veado, bicha louca, homossexual. // queerly adv de modo singular, esquisitamente. he is in queer street ele está com dívidas até o pescoço. queer fish pessoa estranha.

SAIR DO ARMÁRIO: A expressão “sair do armário” teve origem no início do século 20 a partir de uma analogia que relaciona a introdução dos homossexuais no universo gay a uma festa de debutante: a comemoração de uma adolescente por se transformar numa mulher e ter sua representação formal na sociedade por alcançar a fase adulta ou estar apta para se casar.

SEXO: [Do lat. sexu.] Substantivo masculino. 1 conformação particular que distingue o macho da fêmea, nos animais e nos vegetais, atribuindo-lhes um papel determinado na geração e conferindo-lhes certas características distintivas. 2 o conjunto das pessoas que possuem o mesmo sexo. 4 Bras. Os órgãos genitais externos.

SEXUALIDADE: [De sexual + -(i)dade.] Substantivo feminino. 1 qualidade de sexual. 2 o conjunto dos fenômenos da vida sexual.

TRANSEXUAL: [De trans- + sexual.] Adjetivo de dois gêneros. Substantivo de dois gêneros. 1
Psiq. Diz-se de, ou indivíduo movido pelo transexualismo.

TRANSEXUALISMO: [De transexual + -ismo.] Substantivo masculino. 1 Psiq. Desejo que leva o indivíduo a querer pertencer ao sexo oposto, cujos trajes pode, até, adotar, além de esforçar-se tenazmente no sentido de se submeter a intervenção cirúrgica visando a transformação sexual.

TRANSGÊNERO:
TRAVESTI: [Do fr. travesti.] Substantivo masculino. Gal. 1 disfarce no trajar. Substantivo de dois gêneros. 2 indivíduo que, geralmente em espetáculos teatrais, se traja com roupas do sexo oposto.
__________________________________________________________________________________________________

* novos termos serão inseridos aqui periodicamente, conforme atualização do blog. Remeteremos os termos utilizados ao seu respectivo significado neste post.

Comment (1)

não sei o que se dá. já tentamos de tudo pra formar este post como os anteriores, mas não conseguimos. bem como o erro que persiste no primeiro post do blog (a diferença no tamanho da fonte quando não há pretensão para tal). faremos o possível para manter a padronização. desculpas.

Postar um comentário