Porque somos!

Category: , ,

A Diplomática, por definição, é a disciplina que estuda o documento em seu aspecto formal, aqui entendendo-se efetivamente o documento registrado pois, como destaca Duranti (1995, p. 17)¹ "qualquer documento escrito, em sentido diplomático, contém informação transmitida ou descrita por meio de representação, que irão refletir estruturas políticas, legais, administrativas e econômicas, constituindo parte integrante do documento escrito, uma vez que formulam ou condicionam idéias ou fatos que elegemos para que sejam o conteúdo do documento".² E é pra tratar dela que estamos aqui!






Inserida na temática das ações afirmativas do movimento LGBT, esta página se dedica a analisar, sob a óptica da Diplomática e da Tipologia Documental, os documentos produzidos e acumulados em função das atividades desenvolvidas pelo Klaus, Grupo Universitário pela Promoção da Cidadania LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis e transgêneros), surgido no ano de 2006 na Universidade de Brasília. Os Klaus se reune todas as sextas-feiras, de 12h15 às 13h30, no Centro de Convivência Negra. Nas reuniões, são lidos textos, acontecem debate e se decidem que ações o grupo tomará em relação aos assuntos discutidos.³

Em Queer Beings, além das atividades relacionadas diretamente à disciplina de Diplomática e Tipologia Documental, ministrada pelo Professor Doutor André Porto Ancona Lopez, da Universidade de Brasília, a qual todas e todos as(os) colaboradores do blog cursam, poderão ser encontrados textos, artigos, notícias, links, entre outros, relativos à temática LGBTTT e à diversidade afim, assunto tão pouco abordado e discutido - em quantidade e igualmente em qualidade.



Para mais informações sobre o grupo: klaus.grupodediversidade@gmail.com e em Pelo fim dos guetos


______________________________________________________________________________________


¹ DURANTI, Luciana. Diplomática: usos nuevos para una antigua ciência. Trad. Manuel Vázquez. 1a ed. Córdoba : Associación de Archiveros de Andalucia, 1995.

² GUIMARÃES, José Augusto Chaves; TOGNOLI, Natália Bolfarini. O papel teórico de Luciana Duranti na Diplomática contemporânea: elementos para uma reflexão sobre a organização da informação. Acessível:
http://www.asocarchi.cl/DOCS/100.pdf. Consultado em: 23 de março de 2010, às 18h15.

³
http://www.fac.unb.br/campusonline/

Comment (1)

Ei, garotos! Gostei do look do blog de vcs. Fora que o tema foi original. Nem precisaram das sugestões...
;)

Postar um comentário